Você sabe o que é metabolismo?

Você sabe o que é metabolismo?

Escutamos muito falar no tal metabolismo, mas você sabe o que realmente ele é?

METABOLISMO é o conjunto de reações químicas que acontece nas células para manutenção e equilíbrio de todas as atividades do nosso organismo.

E quando falamos em Metabolismo Basal, corresponde a quantidade mínima de energia necessária, em um período de 24 horas, para que o nosso corpo funcione adequadamente, em repouso. Ou seja, é a quantidade de energia que precisa para o seu coração bater, para você respirar, para você fazer a digestão dos alimentos, enfim, para você sobreviver.

Cada pessoa possui uma taxa metabólica basal diferente e individual, que varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e atividades que pratica.

Gosto de comparar como se fosse um carro. O combustível que uma Ferrari gasta para funcionar é diferente do combustível que um Fusca gasta e assim também é com o nosso metabolismo.

E existe metabolismo “lento” e metabolismo “rápido”?

Os termos metabolismo rápido ou lento, ficaram popularmente conhecidos por estarem relacionados a facilidade de emagrecer ou engordar.

As pessoas com metabolismo acelerado tendem a gastar mais rápido as calorias, facilitando a perda de peso.

Já as pessoas com metabolismo lento tendem a acumular mais calorias, facilitando o ganho de peso.

Essa diferença entre o metabolismo ser mais “acelerado” ou mais “lento” é influenciada principalmente por fatores genéticos e hábitos de vida de cada pessoa.

O nosso metabolismo influencia diretamente na nossa perda de perda de peso e nesses casos a influência genética conta muito. Existem pessoas com uma genética que favorece o emagrecimento, as famosas “magras de ruim”. Àquelas que comem de tudo (e muito) e não engordam.

No entanto, essa não é a regra. Perder peso é “anti-natural” e por isso temos mecanismos de defesa para driblar o emagrecimento. Somos “bons estocadores” e isso faz parte da nossa evolução, para proteção da espécie.

Um exemplo disso é que a cada 5 kg que emagrecemos, o corpo aumenta nossa fome em 500 kcal. É como se, à medida que fossemos perdendo peso, o nosso metabolismo fosse ficando mais lento, na tentativa de não deixar o nosso estoque de gordura ir embora.

E como fazermos para “acelerar” o nosso metabolismo?

Uma forma de melhorar o nosso metabolismo é investindoem hábitos saudáveis.

Dentre esses hábitos, a prática de exercício físico, hidratação adequada, manejo do estresse, manutenção de uma boa massa magra, um sono de qualidade e até o consumo de alguns alimentos podem ajudar.

Vale lembrar que o uso de termogênicos sintéticos (como os que possuem efedrina, fenilpropilamina, aminorex, etc.), não são seguros, não funcionam e podem acarretar em efeitos colaterais importantes.

Por isso, se você está precisando avaliar e melhorar o seu metabolismo, procure um Endocrinologista para poder te ajudar de forma eficaz e principalmente, segura!

Outras postagens que você pode gostar