A obesidade é uma condição complexa que atualmente afeta mais de um bilhão de pessoas em nosso planeta, ou seja, uma a cada oito pessoas, no mundo, vive com obesidade.
No Brasil, a prevalência de excesso de peso (sobrepeso ou IMC > 25 kg/m²) é de mais de 60%, sendo que entre os adultos considerados obesos (IMC >30 kg/m²), mais de 24% sofrem com essa condição.
Existem diversas modificações hormonais e metabólicas no indivíduo com excesso de peso.
As principais causas de obesidade são: dieta inadequada, sedentarismo, fatores genéticos, psicológicos e ambientais.
O excesso de peso está ligado a diversas doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, alteração de colesterol, gordura no fígado (esteatose hepática), apneia do sono, osteoartrose, etc. Portanto, a obesidade é muito mais do que uma questão estética e sim, um importante problema de saúde que deve ser levado a sério e tratado adequadamente e com respeito.
A importância do tratamento da obesidade vai além da perda de peso. Envolve a melhora na qualidade de vida, no bem-estar físico e mental, e na prevenção de complicações associadas.
Fundamentada na medicina baseada em evidência e em estratégias personalizadas, ofereço um plano de cuidado integral e suporte contínuo para os pacientes, pois acredito que essa forma de acompanhamento, respeita suas necessidades e potencializa os resultados desejados.
Vamos dar o primeiro passo para uma vida mais saudável, hoje.