Diabetes e a Síndrome Metabólica são condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo e, infelizmente, estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Estima-se que cerca de 16 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, enquanto a síndrome metabólica, que inclui fatores de risco como obesidade abdominal, hipertensão e colesterol alto, também cresce a taxas alarmantes.
O diabetes mellitus é caracterizado pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Isso ocorre basicamente por uma deficiência na produção do hormônio insulina ou pelo fato desse hormônio não conseguir funcionar de forma adequada (resistência insulínica).
O diagnóstico é feito nas seguintes situações e deve ser confirmado com 2 exames, em momentos diferentes:
- Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl, ou
- Glicemia de 2h maior ou igual a 200 mg/dl durante o TOTG (teste oral de tolerância a glicose) ou
- Hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5%, ou
- Glicemia ao acaso maior ou igual a 200 mg/dl em pacientes com sintomas
Apesar de ser uma doença silenciosa na grande maioria das vezes, o diabetes pode se manifestar da seguinte forma: sede, fome excessiva, aumento do volume urinário, perda de peso, alteração visual, tontura, fraqueza, cansaço, infecções genitais de repetição e disfunção sexual.
Entender a importância do tratamento dessa condição é essencial. Sem o cuidado adequado, o diabetes e a síndrome metabólica podem levar a complicações graves, como doenças cardíacas, derrames, insuficiência renal e danos aos nervos. No entanto, com um plano de tratamento bem estruturado e personalizado, é possível ter a qualidade de vida que tanto sonha.
Meu compromisso é estar ao seu lado em cada etapa dessa jornada, oferecendo orientação, apoio e as ferramentas necessárias para você alcançar uma vida mais plena, equilibrada e feliz.